O Estado do Espírito Santo tem tradicionalmente a argila como um importante elemento na formação de sua identidade cultural. O ícone desta representatividade é a nossa panela de barro. Estimulados por esta tradição, ceramistas capixabas fazem surgir um movimento que trás para a cerâmica um novo conceito: o da produção artística. Desde então o Espírito Santo vem se firmando como importante centro produtor de arte cerâmica.

Com intuito de congregar os ceramistas do Estado, foi criada em 21 de junho de 2001 a CERAMES – Associação de Ceramistas do ES, que tem como objetivos: divulgar a arte cerâmica de maneira ampla, mostrando o trabalho de seus associados; promover ações voltadas à formação, reciclagem e aperfeiçoamento técnico e profissional dos ceramistas associados; incrementar as relações entre os artistas cerâmicos do país e do exterior; promover e apoiar a realização de pesquisas técnicas e artísticas necessárias ao desenvolvimento de tecnologias, de matéria prima e de equipamentos utilizados na cerâmica, entre outros. Nesses anos de atuação a CERAMES tem se tornado uma entidade dinâmica, representativa junto a órgãos governamentais e privados, com participação efetiva na vida cultural capixaba.

Na CERAMES, a cerâmica tradicional e a cerâmica contemporânea andam lado a lado. A criatividade e estilo multifacetado se revelam em seu conjunto de obras, trabalho de gente talentosa que ao ultrapassar os limites da técnica e ampliar as possibilidades de criação, reinventa o barro.
   
   
Diretoria da Associação de Ceramistas do Espírito Santo:  
Presidente - Águeda Valentim  
Vice Presidente - Gina Abreu  
1º Secretário – Patrícia Scarpe  
2º Secretário – Mariana Barroso  
1º Tesoureiro – Elaine Araujo
2º Tesoureiro – Marise Bessa
 
 
 
 
 

 

CERAMES - Rua Tito Machado, nº 66 - Horto - Vitória - ES - cep: 29.050-120 - www.ceramistas-es.com.br -Tel.: 27 3325 3979