Associação de Ceramistas do Espírito Santo - CERAMES

O Estado do Espírito Santo tem tradicionalmente a argila como um importante elemento na formação de sua identidade cultural. O ícone desta representatividade é a nossa panela de barro. Estimulados por esta tradição, ceramistas capixabas fazem surgir um movimento que trás para a cerâmica um novo conceito: o da produção artística. Desde então o Espírito Santo vem se firmando como importante centro produtor de arte cerâmica. 
Com intuito de congregar os ceramistas do estado, foi criada em 21 de junho de 2001 a CERAMES - Associação de Ceramistas do Espírito Santo, que tem como objetivos: divulgar a arte cerâmica de maneira ampla, mostrando o trabalho de seus associados; promover ações voltadas à  formação, reciclagem e aperfeiçoamento técnico e profissional do ceramistas associados; incrementar as relações entre os artistas cerâmicos do país e do exterior; promover e apoiar a realização de pesquisas técnicas e artísticas necessárias ao desenvolvimento de tecnologias de matéria prima e de equipamentos utilizados na cerâmica, entre outros.
Nesses anos de atuação a CERAMES tem se tornado uma entidade dinâmica, representativa junto a órgãos governamentais, com participação efetiva na vida cultural capixaba.
Na CERAMES, a cerâmica tradicional e a cerâmica contemporânea andam lado a lado. A criatividade e estilo multifacetado se revelam em seu conjunto de obras, trabalho de gente talentosa que ao ultrapassar os limites da técnica e ampliar as possibilidades de criação, reinventam a arte no barro.

 DIRETORIA

Presidente - Mariana Barroso                                        Vice Presidente - Mônica Saldanha 

Primeira   Secretária - Tânia do Carmo                        Segunda  Secretária - Paula Roque 

Primeira Tesoureira - Guta Binda                                  Segunda Tesoureira -  Marise Bessa